Industria 4.0, investir ou não?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que a transição para esse novo modelo ocorrerá de forma gradual, dependendo de fatores econômicos, capacidade técnica e tecnológica de cada país.

No Brasil, a evolução industrial está defasada. A maioria dos pátios industriais encontra-se na transição da indústria 2.0 para a 3.0, isto é, a automação por meio da eletrônica e robótica ainda engatinha.

Entretanto, investir nessa revolução é indispensável para garantir a sobrevivência da atividade nesse novo panorama competitivo. E as vantagens são, realmente, atraentes. Veja:

1. Possibilidade, em tempo real, de coleta e de análise de dados internos da fábrica associados a informações do ambiente externo propiciando a tomada de decisão autônoma das máquinas de forma assertiva;

2. Uso consciente dos recursos naturais e redução do desperdício das matérias-primas por meio da manufatura aditiva;

3. Diminuição do custo operacional: economia de energia, redução do número de colaboradores, das falhas de planejamento e da ociosidade de equipamentos — as máquinas programam as manutenções preditivas conforme históricos e condições momentâneas de produção;

4. Otimização do processo produtivo: incremento da segurança e da integração das comunicações, da qualidade final do produto, da produtividade de toda a cadeia;

5. Real condição de customização de produtos em larga escala — uma demanda do mercado consumidor que se tornará ainda mais exigente;

6. Maior confiabilidade dos dados gerados — seja pelos relatórios produzidos pelo sistema, seja pela realidade aumentada — para tomada de decisões estratégias e reposicionamento da marca.

Como dissemos, a maneira como esse conceito será implementado em cada segmento industrial é gradual e distinta. Porém, não há dúvidas de que essas tecnologias disruptivas demandarão aperfeiçoamento dos modelos de negócio e da mão de obra.

Frente a essa realidade, as oportunidades de negócio na indústria 4.0 não se concentram somente nas fábricas, mas também nos setores do mercado.

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